Coleta de lixo é suspensa em Maceió após paralisação dos trabalhadores da limpeza urbana

Nenhum comentário

22.6.26

Lixo em Maceió | Foto: Reprodução
A paralisação de 24 horas deflagrada pelo Sindlimp/AL nesta segunda-feira (22) em Maceió vai muito além do risco de calçadas cheias de resíduos: ela joga luz sobre a urgente necessidade de valorização de uma das categorias mais invisibilizadas e essenciais para o funcionamento da capital. Ao aderirem a um movimento nacional pela unificação do piso salarial, os profissionais da limpeza urbana utilizam a greve como o único instrumento capaz de ecoar suas demandas por dignidade e remuneração justa.

A atual defasagem nos vencimentos desses trabalhadores contrasta diretamente com a importância do serviço que prestam sob sol e chuva, garantindo a saúde pública e o saneamento da cidade. Enquanto a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (Alurb) foca suas atenções em cobrar a manutenção do limite legal mínimo de 30% do efetivo em atividade e o cumprimento de obrigações institucionais, o protesto escancara que exigir a continuidade do serviço sem contrapartida financeira equivalente é perpetuar um cenário de exploração. 

Garantir melhorias nas condições de trabalho e corrigir a histórica desvalorização salarial da categoria não é apenas uma pauta trabalhista, mas uma obrigação social indispensável para que o próprio sistema de coleta funcione de forma sustentável no futuro.

Homem é morto a facadas após briga em área conhecida como Beco do Roncador em União dos Palmares

Nenhum comentário

A noite do último sábado (20) foi marcada por um crime violento que interrompeu um período de quase cinco meses sem registros de homicídios no município. Um homem de aproximadamente 35 anos morreu após ser esfaqueado durante uma confusão ocorrida nas proximidades do local conhecido como Beco do Roncador.

De acordo com as informações apuradas pelas autoridades, o crime aconteceu por volta das 21h30. Testemunhas relataram que a vítima e o suspeito consumiam bebidas alcoólicas quando uma discussão teve início. A situação rapidamente evoluiu para agressão física, culminando em um ataque com arma branca.

A vítima foi atingida por pelo menos três golpes de faca, sendo um deles na região do tórax. Mesmo gravemente ferido, o homem recebeu ajuda de moradores da localidade, que o socorreram e o levaram para o Hospital Regional da Mata (HRM).

No hospital, a equipe médica realizou todos os procedimentos necessários para tentar salvar a vida da vítima. Os profissionais chegaram a submetê-la a uma cirurgia de emergência para conter uma hemorragia interna, mas, apesar dos esforços, o homem não resistiu aos ferimentos e morreu durante o procedimento cirúrgico.

Após o crime, equipes da Polícia Militar iniciaram buscas na região e conseguiram localizar o suspeito. Ele foi preso em flagrante e encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de União dos Palmares, onde permanece detido.

Idoso de 63 anos é resgatado por Bombeiros após cair em cisterna desativada no Agreste alagoano

Nenhum comentário
Arquivo/Divulgação/Samu

Um acidente mobilizou as equipes de resgate no Povoado Serra, localizado na área rural de São Sebastião, no Agreste de Alagoas, neste domingo (21). Um homem de 63 anos despencou em uma cisterna que estava desativada na região. Apesar do susto, a vítima foi retirada do local consciente após uma operação bem-sucedida do Corpo de Bombeiros, que garantiu sua remoção em segurança.

O idoso apresentava um ferimento na região da cabeça e recebeu os atendimentos médicos iniciais dos socorristas do Samu ainda no local do ocorrido. As circunstâncias que levaram à queda do homem na estrutura ainda não foram esclarecidas. Após passar pelos cuidados necessários para tratar o ferimento, a previsão é que ele receba alta para continuar a recuperação em sua residência.

Renan Filho anuncia aliança com Antônio Albuquerque e amplia pressão sobre JHC no interior de Alagoas

Nenhum comentário
Renan Filho anuncia apoio de Antônio Albuquerque à pré-candidatura ao Governo
O pré-candidato ao Governo de Alagoas, Renan Filho, anunciou o apoio do deputado estadual Antônio Albuquerque à sua pré-candidatura. O movimento é visto como mais um passo importante na estratégia de fortalecimento político de Renan Filho no interior do estado.

Ao divulgar a aliança, Renan Filho agradeceu o apoio de Antônio Albuquerque e destacou também a parceria com Nivaldo Albuquerque e com o presidente estadual do Republicanos, Arthur Albuquerque, destacando a articulação do governador Paulo Dantas na construção do entendimento.

“Aprendi ao longo da vida pública que os melhores projetos nascem da capacidade de dialogar, ouvir e construir pontes. Na política, as grandes transformações acontecem quando diferentes experiências e visões se unem em torno de um objetivo comum”, afirmou Renan Filho.

O apoio tem peso estratégico para a disputa de 2026. Antônio Albuquerque é uma das lideranças mais experientes da política alagoana e mantém forte influência em diversas regiões do estado. Seu grupo político segue ocupando posição de destaque em Alagoas, partido que possui presença significativa em prefeituras e ampla capilaridade eleitoral no interior.

A adesão da família Albuquerque confirma o avanço de Renan Filho na construção de alianças pelo estado. Nos bastidores, a avaliação é de que o ex-governador continua ampliando sua base política entre prefeitos, vereadores e lideranças municipais, consolidando apoios considerados decisivos em uma eleição estadual.

O movimento também aumenta a pressão sobre o grupo liderado pelo ex-prefeito de Maceió, JHC. Embora mantenha forte presença na capital e nas redes sociais, mas o principal desafio de sua pré-candidatura continua sendo a expansão da sua influência no interior.

A disputa pelo Governo de Alagoas tem evidenciado duas frentes distintas de atuação política: de um lado, a força da comunicação digital e da popularidade na capital; de outro, a construção de alianças com lideranças municipais e grupos políticos espalhados pelos 102 municípios do estado.

Mulher passa mal em moto aquática e morre a caminho do hospital em Alagoas

Nenhum comentário
Mulher morre após cair de jet ski na Praia do Gunga
Uma fatalidade foi registrada no Litoral Sul de Alagoas neste domingo, 21. Enquanto pilotava uma moto aquática na Praia do Gunga, uma mulher sofreu um mal-estar repentino, perdeu o controle e caiu no mar. Banhistas e frequentadores da região agiram rapidamente, retirando a vítima da água e levando-a até a faixa de areia para iniciar os primeiros socorros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) informou que as equipes de resgate realizaram os procedimentos de emergência diretamente na praia, onde a paciente foi intubada e estabilizada. Para agilizar o deslocamento até Maceió, uma aeronave do Departamento Estadual de Aviação foi acionada, contando também com o suporte em terra de uma ambulância de suporte avançado do Samu. Infelizmente, mesmo com todos os esforços e manobras da equipe médica, a mulher faleceu a caminho de um hospital na capital.

Os detalhes em torno do incidente ainda passarão por investigação. Embora os socorristas trabalhem com a hipótese inicial de que ela tenha se afogado em decorrência do mal-estar na condução do jet ski, o diagnóstico definitivo sobre o que causou o óbito dependerá dos resultados dos exames periciais.

Homem é preso suspeito de matar companheira a marteladas em Jequiá da Praia

Nenhum comentário
Suspeito preso | Foto: Cortesia/SSPAL
A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) confirmou a morte de Grace Daiane dos Santos, de 33 anos, vítima de uma violenta agressão registrada na última sexta-feira (19), no município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul de Alagoas. O principal suspeito do crime é o companheiro da vítima, que foi preso em flagrante na noite desse domingo (21), após tentar fugir.

Grace Daiane foi encontrada dentro de sua residência amarrada a uma escada de madeira e com graves ferimentos na cabeça. Socorrida inicialmente para uma unidade de saúde da região, ela foi transferida em estado crítico para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde permaneceu internada sob ventilação mecânica. Apesar dos esforços da equipe médica, a vítima não resistiu à gravidade das lesões e teve a morte encefálica confirmada.

Com a confirmação do óbito, a investigação, que inicialmente tratava o caso como tentativa de feminicídio, passou a ser conduzida como feminicídio consumado.

As circunstâncias encontradas no local do crime evidenciaram a brutalidade da agressão. Além de estar amarrada, Grace apresentava um severo traumatismo craniano. Durante os trabalhos periciais, foi localizado um martelo com vestígios de sangue e fios de cabelo, material apontado pelos investigadores como a possível arma utilizada no ataque.

A Polícia Civil segue com os procedimentos investigativos para concluir o caso e reunir todos os elementos que irão compor o inquérito sobre o feminicídio.

© 2022 - 2024 | Portal Tabu - Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.