TRE retoma julgamento que pode cassar Paulo Dantas e Rafael Brito por abuso de poder

sábado, 14 de junho de 2025

/ Por Portal Tabu

 

Governador de Alagoas, Paulo Dantas | Foto: THIAGO SAMPAIO
Com o voto do relator, desembargador Alcides Gusmão, alinhado ao parecer do Ministério Público Eleitoral, que recomenda a cassação dos mandatos de Rafael Brito e Paulo Dantas, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) retoma, nesta segunda-feira, o julgamento do processo relacionado ao programa Cartão Escola 10 — que consiste na distribuição de recursos financeiros para alunos da rede pública estadual.

O Ministério Público Eleitoral acusa os réus de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022, além de prática de conduta vedada pela legislação eleitoral. Essas acusações foram acolhidas pelo relator do processo, desembargador Alcides Gusmão.

Nos bastidores da política alagoana, a aposta é que o julgamento deve terminar com um placar apertado de 4 a 3 a favor de Paulo Dantas e Rafael Brito, conhecidos, respectivamente, como Dantas e Tio Raça.

Há, no entanto, a possibilidade de o julgamento ser novamente suspenso, assim como ocorreu no processo das cestas básicas, também referente às eleições de 2022, cuja retomada foi remarcada para o dia 21 de julho.

A grande dúvida que paira no meio jurídico e político é se existe viabilidade de que esses processos avancem e sejam analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda dentro do atual mandato dos acusados.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© 2022 - 2024 | Portal Tabu - Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.