![]() |
| Prefeito Joãozinho e ex-prefeita Jeane Moura são multados por abuso de poder político |
A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito de Senador Rui Palmeira, João Carlos Rodrigues, o Joãozinho, e do vice-prefeito Allysson Feitosa. A decisão foi assinada pelo juiz Elielson dos Santos Pereira, da 51ª Zona Eleitoral de Alagoas, e tem como fundamento a acusação de que a campanha de Joãozinho contou com apoio irregular da ex-prefeita Jeane Moura.
Com a sentença, divulgada nesta sexta-feira (19), todos os votos recebidos pela chapa foram anulados, e uma nova eleição deverá ser convocada no município. Além disso, Joãozinho e Jeane Moura foram condenados a pagar, cada um, multa no valor de R$ 31.923,00, com prazo de 30 dias para quitação. O vice Allysson Feitosa ficou isento da penalidade financeira, já que não foi apontado como participante das irregularidades.
A ação, movida pelo Partido Progressista (PP), apurou indícios de abuso de poder político e econômico, incluindo o uso da máquina pública e a distribuição de bens e prêmios à população com objetivo de favorecer a candidatura de Joãozinho.
Não é a primeira vez que a ex-prefeita é punida pela Justiça Eleitoral. Em setembro de 2024, Jeane Moura já havia recebido multa por promover a candidatura de Joãozinho, que também foi responsabilizado por se beneficiar dessas ações.
