Atos contra a anistia: empate técnico com manifestações pró-Bolsonaro

Atos contra a anistia: empate técnico com manifestações pró-Bolsonaro
Novos dados da USP e do Cebrap, em parceria com a ONG More in Common, revelam que os recentes atos contra a anistia em São Paulo e no Rio de Janeiro reuniram um público comparável às manifestações de 7 de setembro em apoio a Jair Bolsonaro. Embora o ato em São Paulo, na Avenida Paulista, tenha contabilizado 42,4 mil pessoas, superando as 42,2 mil do protesto bolsonarista, essa diferença não é estatisticamente significativa.

O estudo aponta para um empate técnico, com os dois eventos na mesma avenida ficando dentro da margem de erro. A análise, feita a partir de fotos aéreas e inteligência artificial, posiciona ambos os atos em um patamar semelhante de mobilização.

No Rio de Janeiro, a situação se repete: o ato contra a anistia em Copacabana atraiu 41,8 mil pessoas, enquanto o de 7 de setembro alcançou 42,7 mil. Mais uma vez, os números são considerados um empate técnico.

Essa equiparação numérica mostra uma intensa disputa nas ruas, com a esquerda, por meio das Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, conseguindo mobilizar um público tão expressivo quanto o da oposição. Segundo o professor Pablo Ortellado, essa mobilização da esquerda seria resultado de "erros estratégicos da oposição", que estariam "devolvendo as ruas" para o seu campo político.

© 2022 - 2024 | Portal Tabu - Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.