A complexa trama política de Alagoas: Acordos, promessas e o jogo do poder

JHC e Renan Filho

Três articulações políticas cruciais estão em andamento nos bastidores de Alagoas, sendo uma delas o conhecido "acordão" de Brasília. Os arranjos envolvem figuras de destaque e trazem à tona um cenário de promessas e incertezas sobre as futuras movimentações eleitorais e administrativas no estado.

O Pacto de 2026 e as Compensações Imediatas

O ex-governador e atual ministro, Renan Filho, selou um entendimento com o governador Paulo Dantas e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Marcelo Victor. O principal ponto do acordo é a candidatura de Renan Filho ao governo estadual em 2026. Em contrapartida, uma parte do pacto já foi cumprida: a indicação e posse de sua esposa como conselheira do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE). A grande questão agora reside em se Renan Filho honrará sua parte do combinado, mesmo que isso signifique ir contra seus desejos ou interesses atuais.

A Permanência de Dantas e o Veto à Família

Paulo Dantas, por sua vez, garantiu ao grupo político de Renan Calheiros e Marcelo Victor que permanecerá no Palácio República dos Palmares até o final de seu mandato. Essa decisão, no entanto, tem um impacto direto em suas ambições futuras: ela inviabiliza qualquer possibilidade de candidatura dele próprio ou de um membro de sua família no próximo pleito. O texto levanta a dúvida se Dantas deixará o governo por vontade própria ou apenas "na vassoura", ou seja, de forma forçada.

O "Acordão" de Brasília e a Virada de JHC

O terceiro e talvez mais comentado acordo é o de Brasília. O prefeito de Maceió, JHC, declarou a Arthur Lira (presidente da Câmara dos Deputados) que não se candidatará a nenhum cargo em 2026. Essa declaração ocorreu na capital federal, coincidentemente no período em que JHC se aproximou da família Calheiros. O prefeito passou a receber elogios abertos de Renan Calheiros Pai e o apoio político de Renan Filho, que o classificaram como um grande exemplo de excelência na administração pública alagoana. A validade dessa promessa de não-candidatura é agora questionada no ambiente político.

© 2022 - 2024 | Portal Tabu - Todos os direitos reservados.
A republicação é gratuita desde que citada a fonte.